Sindico Profissional ou Morador.
Quais os benefícios e desvantagens?
Podemos começar falando que esses termos, Profissional e Morador, é um pouco estranho, não é verdade?
Habitualmente quando é mencionado uma pessoa Profissional logo imaginamos o que? Uma pessoa ou equipe de pessoas altamente capacitadas, com graduação, pós-graduação, cursos técnicos e específicos de certa área, bem como outras qualidades que a capacitam para ser Profissional.
Com alguns cliques na maior rede on-line do mundo, encontramos muitos cursos para Formação de um Sindico, entre eles com a carga horária de 10 horas, 20 horas, 30 horas e até mesmo on-ine.
Porém, somos obrigados a fazer uma densa reflexão: “O que nos leva a ser um Profissional da área de Sindicância, ou um Sindico Profissional, como muitos gostam de falar”?
Abrindo esse assunto para discussão teríamos infinidades de opiniões, porém, todos ao final iriam convergir para 05 pontos principais. Porque principais? A capacitação nessa área é contínua, pois todos os dias surge uma situação nova e como fala um amigo sindico: “Viver em Condomínio é uma Arte”.
Vamos então para essas 05 habilidades fundamentais e principais que capacita um sindico
- Conhecimentos de Legislação aplicada e direcionada da Área Condominial;
- Conhecimento específicos em Manutenções Corretivas e Preventivas;
- Forte habilidade de Relacionamento Interpessoal;
- Habilidades e Conhecimento em Negociação;
- Vivência e análise crítica para resultados financeiros.
Habilidades como Oratória, Foco, Disciplina, Imparcialidade, Resiliência, Flexibilidade e outras qualidades são fundamentais e não deve nem ser mencionada nesse momento, pois encaramos como requisito básico e imprescindível para uma boa Gestão Condominial.
Gostaria que o Sindico do seu Condomínio tivesse essas habilidades? Quantos “problemas” e situações do dia a dia seriam mais fáceis de resolver com essas habilidades?
De forma breve e objetiva falaremos sobre cada uma delas.
Agora se pergunte:
Essas habilidades deveriam ser adotadas somente pelos Síndicos “Profissionais”? E que dizer dos Síndicos “Moradores”?
A resposta é uma só: AMBOS DEVERÃO TER TAIS QUALIDADES.
Sim, todos devem procurar meios de adquirir essas habilidades, pois os termos Profissionais ou Moradores apenas existe para identificar que uma pessoa que NÃO É MORADORA pode ser Sindico daquele Condomínio e de outros, recebendo uma remuneração pelos serviços prestados.
Vamos agora conhecer um pouco mais dessas habilidades e conhecimentos:
I. Conhecimentos de Legislação aplicada e direcionada da Área Condominial. Falar que o Sindico responde Civil e Criminal é discurso básico daqueles que estão iniciando a Gestão de um Condomínio, pois a situação é muito mais ampla. Além dessas obrigações legais, o Sindico é responsável: Fiscal, Ambiental, Tributário e muito mais, respondendo com os seus bens pessoais, podendo ainda ser preso por cometer algum crime ou por omissão no exercício da função. Não se apavore, pois se você seguir o Novo Código Civil e a Lei 4.591/64, bem como diretrizes existentes na área condominial você estará no caminho certo para fazer uma boa Gestão.
II. Conhecimento específicos em Manutenção Corretiva e Preventiva Predial. Presta agora atenção nesse diálogo: “Bom Dia senhor Sindico, meu nome é João, zelador, (fictício), a bomba de recalque não está funcionando. Além disso, ontem às 11:35 o DVR travou, não registrando as imagens das câmeras IP”. E agora? O que é Recalque, DVR, IP? Não se apavore novamente. São termos técnicos utilizados no dia a dia pelos profissionais da área de manutenção. Corra para atualização continua, assim, você não deixará o seu cliente na mão quando esses e outros termos forem utilizados.
III. Forte habilidade de Relacionamento Interpessoal. Recebi um dia desses uma ligação de um morador às 2:00hs (da manhã), informando que não estava mais aguentando o barulho do seu vizinho. Pediu inclusive para que eu ouvisse os barulhos oriundos do apartamento acima. E olha que o som vindo do apartamento vizinho estava bem alto naquele momento. De forma habilidosa, sem constrangimento e sem deixar de atender o meu cliente, foi possível fazer uma intervenção. Relacionamento Interpessoal está presente em todas as situações: Assembleias, Reunião com Corpo Diretivo, Contato com condôminos, Negociação com Fornecedores e outros. O mal do século é não ter alguém com habilidade interpessoal para intermediar os imensuráveis conflitos presentes nos Condomínios.
IV. Habilidades e conhecimento em Negociação. Notou que todos os meses, semanas e dias, é necessário adquirir um produto ou serviço para o Condomínio? Sim. São diversas negociações com fornecedores. E não estou falando apenas em uma boa negociação financeira. Estou falando em uma negociação mais ampla que envolve, ser assertivo, usar de pontualidade, qualidade no serviço contratado e imprevistos que podem ocorrer durante a execução. Tudo isso precisa de habilidade para negociar com um bom Prestador de Serviço. E muitas vezes o Mercado Condominial é carente de bons Prestadores de Serviços.
V. Vivência e análise crítica para resultados financeiros. Reclamação número um nos Condomínios a muito tempo deixou de ser Barulho, Cachorro, Vazamento e outros. Agora é: Você viu como aumentou a Cota Condominial? Bem, vamos para as principais analises: Uma assertiva Previsão Orçamentária com controle do Previsto e Realizado; Metodologia de Cobrança dos Inadimplentes; Controle de Manutenções Corretivas e Obrigações Legais anuais. Claro que não podemos esquecer dos vencimentos de contratos, para isso um software atualizado ajudará com esse controle, assim, escolha bem a sua Administradora e conheça o software que estará a sua disposição, pois o ideal é automatizar e avisar ao sindico com antecedência cada vencimento.
Sabemos que estamos longe de abordar todos os assuntos que qualifica e profissionaliza um bom sindico, porém, acredito que você já notou a variedade de assuntos que esse Profissional tem que DOMINAR.
É melhor um sindico profissional ou moradores?
Objetivamente falando, desde que essa pessoa esteja preparada para o dia a dia do Condomínio não importa se é profissional ou moradores. Ele deve conhecer todas as suas responsabilidades, saber se relacionar, ter conhecimentos técnicos e financeiros e tenha muita, mais muita vontade mesmo de continuar aprendendo dia a dia, pois fazer a Gestão de um Condomínio requer diversas habilidades, onde todos os clientes estão buscando Tranquilidade, Transparência e Segurança.